terça-feira, 7 de outubro de 2008

Trepar a Grande Pirâmide

A organização dos campeonatos de futebol em Inglaterra estrutura-se numa complexa e vasta forma piramidal, sendo o vertíce superior ocupado pelas 20 equipas da “Premier League”.
Desde 2005, ano em que o Sport London e Benfica decidiu abandonar uma das centenas de “Sunday Football Leagues” existentes em todo o território inglês, completamente autónomas e puramente amadoras (Qualquer coisa como o Inatel de Portugal x infinito), passando a jogar ao sábado à tarde, passou ao mesmo tempo a ocupar um lugar dentro dessa mesma pirâmide. Embora o SL Benfica compita actualmente numa 10ª divisão entre muitas outras, é habitual dizer-se que a equipa pertence ao “Step 6”, isto é, ao nível 6 dessa tal pirâmide, não sendo contabilizadas as quatro ligas totalmente profissionais que vão desde a “Premier League” à “League Two”.
O quadro imediatamente abaixo permite-nos observar concretamente não só o caminho já precorrido pelo clube, percebendo-se, desde logo, o sucesso pela rápida ascenção, culminando com os dois títulos já conquistados, como também todo o vasto caminho possível de precorrer até ao topo.

Em virtude do 17º lugar ocupado actualmente no campeonato, poder-se-á dizer que o Sport London e Benfica é o 221º clube entre milhares do ranking nacional inventado por mim agora mesmo, sem ter em conta que há outros clubes que partilham essa mesma posição em ligas paralelas correspondentes ao mesmo nível. Se tiverem curiosidade em perderem-se pelo interior desta pirâmide maior que a de Gizé entrem aqui…
http://www.thepyramid.info/asp/pyramid3.asp
ou aqui...
http://en.wikipedia.org/wiki/English_football_league_system

O grande desafio é saber até onde pode ir este clube se for acompanhado por todos os benfiquistas a residir em Inglaterra.

Sem comentários: