sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Hoddesdon Away

Centro de Hoddesdon

Hoddesdon é uma pequena cidade com pouco mais de 20 mil habitantes. Localizada no condado de Hertfordshire, dista cerca de 30 km a norte de Londres. Esta localidade adquiriu algum relevo devido à sua localização geográfica a meio caminho entre a capital e importantes cidades do norte, em particular Cambridge. Ao longo do século XVIII, foi local de paragem para muitos cocheiros que por ali passavam diariamente.
Com uma produção de malte proeminente em toda aquela região, Hoddesdon chegou a albergar, entre muitas, a maior cervejaria produtora de todo o país.
Os produtores serviam-se do rio Lea para transportar o malte até à capital.

Foi, no entanto, com a extracção da pedra em cascalho iniciada em meados do século passado que a região conheceu o pico do seu crescimento e desenvolvimento. Da sua exploração até à galopante exaustão, na década 70, ficou um solo escavado e depois convertido em diversos lagos onde agora os locais encontram um espaço de lazer pacificador, envolvidos numa paisagem fascinente. Não é aliás de estranhar que, séculos antes, vários membros da realeza britânica tenham sentido esse mesmo fascínio para ali construírem os seus palacetes. Apesar do crescimento verificado após o último grande conflito mundial, não obstante possuir uma razoável malha industrial, Hoddesdon e a sua população dependem hoje, em grande parte, das oportunidades que a grande metrópole a sul oferece.

Glen Faba, um lago onde a população pode gozar de um dia tranquilo

Relativamente à sua equipa local, o Hoddesdon Town FC vem de uma vitória fora, a meio da semana, em London Colney, mais de um mês desde a última conseguida para o campeonato. Curiosamente, é quase o mesmo tempo que não consegue vencer no Lowfield, o seu campo. Seria óptimo para a nossa equipa se conseguisse prolongar essa incapacidade, por mais algum tempo. Se vencer, será a primeira no curto historial entre ambos os conjuntos. Nesse período comum, os donos da casa sempre foram bastante competitivos, ocupando sempre lugares cimeiros na classificação. Este ano, parecem um pouco abaixo do seu nível, contrastando períodos bons, com uma série de cinco vitórias, e outros piores, como já foi referido. De qualquer forma, o seu actual 10º lugar faz do seu conjunto uma equipa acima da média, frente a um SL Benfica que procura ainda encontrar-se com o seu melhor. Devem os encarnados prestar especial atenção a Steve Cawley que, se jogar, para além de ser o goleador mais activo da equipa com 10 golos marcados em 13 partidas, também assinou o seu nome nas últimas seis.

Panorâmica do Lowfield

Como já foi dito, o Lowfield é o nome do recinto onde as equipas se irão encontrar amanhã, pelas 15h00. Localizado numas das extremidades a sul do aglomerado, enquadrado no Barclay Park, o recinto tem já uma respeitável história pois é lá que a sua equipa joga, à excepção de duas épocas (1953-55), desde o longínquo ano de 1899, faz precisamente agora 100 anos! As suas condições não são muito diferentes do habitual a este nível, com uma pequena bancada coberta mista de 280 lugares dos quais 100 são sentados. Também dispõe de luz artificial e de um “clubhouse” onde os adeptos de ambas as equipas podem comer e beber durante a partida. Foi precisamente no jogo de inauguração das torres de iluminação que, em 1973, ficou registada a maior presença de espectadores. Foram 3 500 e o adversário foi o conhecidíssimo West Ham Utd FC.

Sem comentários: