sábado, 7 de novembro de 2009

José Viana fala do momento e das ambições futuras do clube

Auto-designado como um veículo não oficial e independente do Enfield Town FC, de uma forma estrita, e de todo o futebol não profissional do norte de Londres e regiões próximas, num sentido mais genérico, o blog “The Cold End”, entrevistou, no passado mês de Setembro, o técnico encarnado José Viana, também conhecido no meio como “the other special one”, devido à aproximação de nomes entre este e… o outro e à coincidente época de sucessos entre ambos. Entre vários apontamentos pessoais que nos permitem conhecer a sua trajectória até ao cargo que ocupa actualmente, o manager benfiquista explica as razões para as dificuldades encontradas neste início de época, e que já vêm de há dois anos. Nessa altura, o clube perdeu o apoio do seu restaurante, seu principal suporte financeiro, limitando-se este aos patrocínios que tem conseguido angariar desde então. Diz o técnico que, apesar de o oitavo lugar alcançado nesse ano ter sido bastante positivo, se a política do clube não tivesse mudado, neste sentido, possivelmente a equipa teria lutado seriamente pela terceira promoção consecutiva. Desde então, e com o agravamento da crise económica mundial, os resultados desportivos têm sido o espelho dessas mesmas dificuldades. Uma das consequências directas, foi a perda do campo onde a equipa realizava os seus jogos, local onde funcionava também toda a estrutura da formação e que se viu reduzida com a perda de alguns escalões.

José Viana recebe das mãos do antigo presidente, José Andrade, a taça referente à conquista do título da Middlesex County Football League Division 1, em 2006
Esta é uma época onde quase tudo é novo, desde o local onde a equipa treina e joga, passando pelo corpo técnico até à própria constituição do plantel. Contudo, apesar de todas as dificuldades e uma temporada que se antevê complicada, agravada pelos problemas de índole pessoal, José Viana com coragem e determinação, não se afasta daquelas que têm sido as suas responsabilidades de líder do futebol do clube. Apesar da posição incómoda na classificação, o mesmo confia que no futuro próximo os seus atletas, nos quais reconhece boas capacidades, conseguirão ser suficientemente competitivos para evoluírem para uma posição mais segura da classificação.
Apesar do desaceleramento, o clube tem um plano ambicioso traçado para 10 anos, a partir do momento em que determinou, em 2005, abandonar os campeonatos das manhãs de domingo pela National League Sistem. Aliás, essa mudança foi a condição prévia para que José Viana pudesse treinar o clube. Nesse projecto, entre algumas realizações, está o desejo de vir a participar na mais antiga competição de futebol do mundo, a mítica Taça de Inglaterra. Para que tal aconteça, o clube terá que dar mais um passo na NLS. O clube espera até poder vir a subir mais alguns degraus. Ter um campo próprio e uma sólida estrutura de formação são outras metas a que o clube se propõe, entendidos como decisivos para a afirmação da própria filial benfiquista no mundo do futebol inglês.
Para ler o teor da entrevista, pode aceder aqui à mesma.
Não queremos, a finalizar, deixar de manifestar o nosso sincero desejo para que o momento delicado por que José Viana está a passar neste momento na sua vida pessoal seja ultrapassado da melhor maneira.

Sem comentários: